We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

prel​ú​dio: CHANG$ EP

by ATM

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $10 USD  or more

     

1.
2.
(MUDO) 00:21
3.
4.
5.
(TRÂMITE) 01:13
6.
7.
(TSOTSI) 02:14
8.
ZEITGEIST 02:16

about

Recém-chegado de Cape Town, encontrei-me de volta à casa da minha mãe no Bairro Ferroviário.
Eu havia visto muita coisa e tinha muito por dizer!

Eu vivi 3 anos no país do Rand e lá estudei Communication Design na universidade Cape Town Creative Academy. Sentia que a minha técnica no design havia evoluído muito e já me via como um profissional no ramo. Eu me destaquei bastante como aluno pelo meu talento e era bom em Ilustração, Animação e Branding. Fora isso, sempre fui muito bom nas artes plásticas.

No entanto, eu tinha muita coisa no peito que não era capaz de expressar através dos desenhos e pinturas. Eu sentia uma necessidade de gritar e ser ouvido. Eu precisava usar a minha voz!

Eu já vinha praticando rimas antes mesmo da universidade, mas foi quando cheguei à Maputo que me sentia já pronto a levar isto à sério. Passei o ano inteiro de 2019 a escrever letras e a fazer freestyles em rodas de rima com meus amigos. Foram eles que elevaram a minha confiança e fizeram-me acreditar no meu flow. Escrevi uma pletora de músicas e abordei temas diversos, tal como o exame dos meus sentimentos no que diz respeito à situação do nosso país (Novela), as minhas inspirações, aspirações, e decepções (Zeitgeist), relacionamentos tóxicos e amores não correspondidos (Eu Falhei), dentre outros.

Foi nesta altura que conheci Dattie Capelli. Ele serviu de mentor para mim e deu-me assistência nas faixas Eu Falhei (a primeira faixa que gravei em estúdio) e também 24 (meu primeiro single que saiu um ano antes). Foi graças a ele que tudo saiu bem, pois embora eu tivesse o talento e ímpeto não tinha experiência nenhuma. Foi neste ano também que colaborei com Hyuta Cézar pela primeira vez. Enquanto Mbudzi trabalhava na captação, Hyuta se encarregou da pós-produção.

O EP "prelúdio: CHANG$" é suposto servir de introdução para um público que ainda não me conhece e também serve como introdução ao álbum CHANG$ que planejo lançar no futuro. De facto, estas são faixas que escrevi já a pensar no LP, mas que ao longo do percurso senti que devia lançar antes.
Durante a concepção do EP, eu centrei-me em Maputo quando buscava inspiração. Tomei a liberdade de prestar-me à função de filmar e editar um pacote de Lyric Videos para o YouTube para cada uma das faixas, tomando como "musa" o Ferroviário. Usei do conhecimento que colhi no estrangeiro para criar um conteúdo audiovisual único e acessível. A bocaria/depositório de lixo do Hulene acabou virando um objecto central na minha retórica e uma metáfora para os sentimentos que eu carregava. Isto é, o lugar em que as pessoas deitam as coisas que já não querem é de certo modo similar ao efeito terapêutico que a minha música tem, uma vez que nela eu descarto as bagagens que já não quero mais carregar. Este lugar é visto não só na capa do EP, mas também em alguns dos vídeos.

Tendo crescido a ouvir todo tipo de música, eu tenho um paladar eclético e uso disso para trazer diversidade às minhas composições e para criar melodias/padrões de composição inortodoxos. Inspirei-me em artistas que cresci a ouvir, tal como Negra Li e Marcelo D2, e também artistas que havia descoberto recentemente, tal como Djonga, NGA e Baco Exu do Blues. Quando adolescente, também ouvi muito ScHoolboy Q, Isaiah Rashad, A$AP Rocky, Mac Miller, Rockie Fresh, e outros. Um dos artistas que mais influenciou o projecto foi Kendrick Lamar. O seu LP GKMC expandiu a minha percepção quanto ao potencial de um álbum. Eu entendi que era possível uniformizar as faixas de um projecto e contar histórias de modo conceitual. Este aspecto foi imperativo para a estética do EP.

HOJE, o EP já passa dos 7000 plays nas plataformas de streaming - de modo independente - e é ouvido não só em Moçambique, mas também no Brasil (onde cresci), Angola, Portugal, e também em outras partes do mundo. Faixas como Eu Falhei, Opiniões, Fome de Fama, e Zeitgeist são até hoje muitíssimo consideradas pelos meus ouvintes e isso dá-me inspiração para continuar a trilha que iniciei em 2019.

credits

released March 3, 2021

license

all rights reserved

tags

about

ATM Maputo, Mozambique

contact / help

Contact ATM

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like ATM, you may also like: